Sobre

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História.

Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Fundadora e idealizadora da Livre Literatura em 2020, a fim de divulgar e democratizar o conhecimento produzido na universidade pública.
Autora de ensaios nessa área, entre eles a introdução “Political Writing into an Art” da edição original do livro The Road to Wigan Pier, publicada na Inglaterra pela editora Flaming Tree Editions, além disso escreveu o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor na Livre Literatura, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

A Livre Literatura é uma empresa DNA USP, que integra o Hub USPInovação, por conter reflexões e abordagens teóricas que são fruto de pesquisas desenvolvidas na Universidade de São Paulo, no nível de mestrado e doutorado.

Perfil Google Scholar

Acessar perfil

Currículo Lattes

Ensaios

Revista Rosa – Dossiê George Orwell

Introdução para edição inglesa de O Caminho para Wigan Pier

Podcasts e Lives


Literature is Great – George Orwell: Distopia e Vigilância

Orwell e as Distopias da Cultura

Rádio Escafandro – A distopia é aqui?

Lutando na Espanha – George Orwell

Entrevistas


Débora Tavares e a força da obra de Orwell
CBN – George Orwell em domínio público

Jornalismo ECA – Literatura e política: quando os livros ultrapassam a pura ficção

Folha de São Paulo – Revolução animal de George Orwell ganha versões para crianças

Hoje na história – Orwell publica 1984
Estadão Verifica – Frases falsas de George Orwell
“Mentiras Universais” (janeiro/2022)

“Sociedade e Verdade” (março/2022)

Depoimentos

01

Procurei o auxílio de Débora em um momento delicado da pesquisa, quando já não tinha mais fôlego para escrever o relatório de qualificação e os prazos de entrega eram apertadíssimos. O retorno não poderia ser melhor! Além do trato sensível, sua revisão textual foi meticulosa, com sugestões que tornaram a redação mais inteligível, porém respeitando meu estilo narrativo. O domínio que Débora possui dos gêneros acadêmicos e das normas de padronização científica foram fundamentais conferir maior rigor aos escritos que produzo. Por tamanha generosidade e profissionalismo, recomendo sua assessoria acadêmica.

Milena Natividade da Cruz
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação
em História Social da Universidade de São Paulo (USP).

02

Nos últimos anos venho utilizando os serviços da Débora Tavares, tanto para revisão, quanto para a tradução de trabalhos acadêmicos, como por exemplo a minha tese de Livre Docência apresentada à USP, defendida em 2020 na área da Ciência Agrária. A Débora, mesmo em temas fora da sua área de atuação, apresenta um serviço primoroso, a profundidade do seu trabalho permitiu que meu grupo de pesquisa publicasse um artigo na conceituada revista Journal of Cleaner Production com fator de impacto (JCR) de 7,246. A revisão ou tradução com a Débora Tavares é só sucesso, recomendo!

Profa. Dra. Tamara Gomes
da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Pirassununga,
FZEA – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

03

O trabalho realizado pela Débora é cuidadoso, não só no sentido técnico da prestação do serviço. Primeiro, prazo combinado é prazo atendido. Em segundo lugar, a leitura dela é absolutamente atenta, um dos textos que submeti à revisão ortográfica e gramatical dela foi da área do direito, alheio à área do conhecimento dela, sem surpresa, após a revisão chegamos a discutir profundamente a ideia do trabalho, técnico, longo e cansativo. Por último, mas não menos importante, a entrega é de alta qualidade e dá a segurança de um texto impecável. Pela sua diligência, cuidado e excelência é a profissional que sempre confio e quero contar.

Renato Vilela
Advogado, Doutorando em Direito Comercial
pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
e Mestre em Direito pela FGV-SP.

04

Somente utilizando o serviço da revisão que percebi o quanto ele é fundamental para o processo acadêmico todo. Mais do que a necessária revisão ortográfica, a Débora foi a profissional ideal para dizer os buracos e gargalos que a pesquisa encontrava e refletia no texto em sua totalidade. Desafios que são próprios do texto acadêmico e que a Débora nos ajuda com a sua familiaridade com esse ambiente. Mereceu espaço especial na dedicatória e sou muito grato a ela e recomendo sempre que posso!

Vinícius Assarisse Martins
Mestre em Educação (UNIMEP)

05

A Débora me auxiliou de maneira impecável em dois trabalhos: um conto e um romance. Fiquei completamente satisfeito com a maneira certeira e lúdica da sua revisão, pois além de corrigir os erros gramaticais do texto, também apontou formas de fazer um melhor uso da palavra. A pontualidade também merece uma menção, os dois trabalhos foram entregues antes do prazo acordado. Não tenho dúvida, e digo com muita segurança, que todos os meus textos passarão pelas mãos dela.

Bruno Fontes
Autor 

06

Pesquisadores de mestrado e doutorado têm que enfrentar, simultaneamente, o desafio do aprendizado da investigação e do desenvolvimento da escrita. Com prazos curtos, tendemos a privilegiar o levantamento e o processamento de dados. Porém, a apresentação dos resultados da pesquisa não se realiza na forma de um relatório, mas de um texto. No meu caso, historiográfico. Daí a parceria com uma preparadora textual como a Débora Tavares é fundamental.

A escrita da história apresenta características que dificultam, por exemplo, alcançarmos a objetividade na redação. Como não é possível ter certeza do que aconteceu no passado, escrevemos sobre ele como quem tateia, valendo-nos de modeladores, de advérbios de incerteza. A revisão de Débora trouxe exatidão ao meu texto, uma das Seis propostas para o próximo milênio de Italo Calvino, que perseguia incessantemente durante a feitura da dissertação.

Luma Ribeiro Prado – mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), obteve o 1º lugar no prêmio de História Social da USP (2020), com a dissertação “Cativos Litigantes: demandas indígenas por liberdade na Amazônia portuguesa, 1714-1759”