02 de fev, 2022

Projeto de pesquisa em ciências humanas

Inscrições

Modalidade Assíncrona (R$90)

Gravações disponíveis durante: 02/02 a 23/03

Modalidade Síncrona (R$120)

Horário (horário de Brasília): 19h30 – 21h30

Datas das aulas síncronas: 02/02 09/02 16/02 23/02

Gravação disponível até: 23/03

_____________________________________________

Esse curso oferece estratégias acadêmicas para que o aluno escreva e formule seu próprio projeto de pesquisa desde o início. Essas estratégias também contemplam quem já começou a escrever seu projeto. Níveis acadêmicos de projeto que podem ser desenvolvidos com auxílio do curso: iniciação científica, TCC, monografia, mestrado, doutorado.  As aulas visam identificar e explicar os elementos de um projeto de pesquisa (como elaborar uma hipótese, justificativa, cronograma, etc.), assim como linhas de pesquisa específicas das ciências humanas. 

Esse curso possui duas modalidades

• Assíncrona: com acesso às gravações e parte expositiva da aula, sem emissão de certificado.

• Síncrona: com aulas ao vivo, acesso à gravação, Google Classroom com materiais, discussão dos projetos dos alunos e com emissão de certificado. 

Para cada aula síncrona faremos exercícios práticos de escrita sobre algumas etapas do projeto (delimitação de tema, pergunta de pesquisa, etc.), que será compartilhado via Google Classroom e discutido nas aulas síncronas. 

Sobre a professora

Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

CRONOGRAMA

Aula 01 Elementos anteriores à escrita do projeto (edital, universidade, etc.). Tema da aula: como formular uma pergunta de pesquisa. 

Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar perguntas de pesquisa para o tema do projeto. 

Aula 02  Discussão do exercício sobre pergunta de pesquisa. Tema da aula: como elaborar objetivos e justificativa do projeto.  

Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar objetivos (gerais e específicos) e a justificativa do projeto.

Aula 03 Discussão do exercício sobre objetivo e justificativa. Tema da aula: formulando uma hipótese e embasando os pressupostos teóricos. 

Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar ao menos 1 hipótese e elencar os teóricos que irão embasar teoricamente o projeto de pesquisa. 

Aula 04 Discussão do exercício sobre hipótese e pressupostos teóricos. Tema da aula: metodologias de pesquisa em ciências humanas, tipos de cronograma e algumas questões sobre as normas ABNT.  Encerramento do curso e discussão final.