17 de abr, 2024

Oficina Literária – Ursula Le Guin “Floresta é o nome do mundo”

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 

Datas das aulas: 17/04 e 24/04

Gravação disponível até: 24/05

Valor: R$ 100

Essa oficina tem como objetivo aprofundar a compreensão do livro Floresta é o nome do mundo de Ursula Le Guin. Iremos analisar o contexto de produção, a obra da autora e o gênero de ficção científica a fim de fazer uma leitura atenta da novela escrita por Le Guin em 1976.

SOBRE AS PROFESSORAS

Débora Tavares émestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

CRONOGRAMA

Aula 01 (10/04) – A autora e a ficção científica

Nesta primeira aula, vamos explorar o contexto histórico, social e literário que envolve o conto “Floresta é o Nome do Mundo”, de Ursula K. Le Guin. Analisaremos a influência do movimento ambientalista e do feminismo na obra da autora, bem como sua abordagem única sobre a natureza, a sociedade e as relações humanas. Além disso, examinaremos o estilo de escrita de Le Guin e sua habilidade em criar mundos fictícios complexos e cativantes. Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão sólida do universo literário de Le Guin e das questões ambientais e sociais abordadas em “Floresta é o Nome do Mundo”.

Sugestão de leitura: “Floresta é o Nome do Mundo” (disponível em coletâneas de contos de Ursula K. Le Guin).

Aula 02 (17/04) – Personagens e Temas em “Floresta é o Nome do Mundo”

Na segunda aula, mergulharemos na análise dos personagens e temas presentes em “Floresta é o Nome do Mundo”. Discutiremos a construção dos personagens, suas motivações e os conflitos que enfrentam no contexto da história. Além disso, exploraremos os temas de conexão com a natureza, equilíbrio ecológico, identidade e pertencimento. Por meio de uma análise aprofundada, os participantes irão desvendar as camadas de significado presentes no conto e sua relevância tanto no contexto da literatura contemporânea quanto na reflexão sobre as relações entre humanos e meio ambiente. Ao final desta aula, os alunos terão uma compreensão ampla e aprofundada de “Floresta é o Nome do Mundo” e estarão preparados para reflexões mais críticas e interpretativas da obra.

BIBLIOGRAFIA

BOULD, Mark, et al., editors. The Routledge Companion to Science Fiction. 1st edition, Routledge, 2009.
CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CLAEYS, Gregory. The Cambridge Companion to Utopian Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CLUTE, John, and Peter Nicholls. The Encyclopedia of Science Fiction. Reprint edition, St Martins Pr, 1995.
DELANY, Samuel R. Starboard Wine. Gateway, 2013.
FREEDMAN, Carl. Mar. Wesleyan University Press, 2013.
JAMES, Edward & MENDLESOHN, Farah. The Cambridge Companion to Science Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LATHAM, Rob. Science Fiction Criticism: An Anthology of Essential Writings. London: Bloomsbury Academic, 2017.
STOCKWELL, Peter. The Poetics of Science Fiction. 2016. Open WorldCat,
SUVIN, Darko. Metamorphoses of Science Fiction: On the Poetics and History of a Literary Genre. Edited by Gerry Canavan, 1st edition, Peter Lang AG, Internationaler Verlag der Wissenschaften, 2016.
_. “On the Poetics of the Science Fiction Genre.” College English, vol. 34, no. 3, National Council of Teachers of English, 1972, pp. 372–82, https://doi.org/10.2307/375141.
WILLIAMS, Raymond. “Utopia and Science Fiction.” Science Fiction Studies 5, no. 3 (1978): 203–14. http://www.jstor.org/stable/4239198.
What Is Science Fiction Writing? Definition and Characteristics of Science Fiction Literature – 2021