12 de set, 2024

Oficina Literária – Ursula Le Guin “A mão esquerda da escuridão”

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 

Datas das aulas: 12/09, 19/09, 26/09 e 03/10

Gravação disponível até: 03/11 e 31/12 (Clube da Livre)

Valor: R$ 200

Professoras: Débora Tavares e Winnie Pereira

Essa oficina tem como objetivo aprofundar a compreensão do livro Floresta é o nome do mundo de Ursula Le Guin. Iremos analisar o contexto de produção, a obra da autora e o gênero de ficção científica a fim de fazer uma leitura atenta da novela escrita por Le Guin em 1976.

SOBRE AS PROFESSORAS

Débora Tavares émestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

CRONOGRAMA

Aula 01 – Introdução à Autora e ao Contexto da Ficção Científica

Nesta primeira aula, vamos introduzir Ursula K. Le Guin, sua biografia e sua contribuição para a ficção científica. Exploraremos o contexto histórico e literário em que “A Mão Esquerda da Escuridão” foi escrita, destacando o impacto do movimento feminista e das mudanças sociais dos anos 1960 e 1970. Analisaremos a maneira como Le Guin utiliza a ficção científica para abordar questões complexas de gênero, política e cultura. Os participantes serão incentivados a refletir sobre o papel da ficção científica como ferramenta de crítica social.

Leitura sugerida: Introdução e capítulos iniciais de “A Mão Esquerda da Escuridão”.

Aula 02 – O Narrador e a Estrutura da Narrativa

Na segunda aula, o foco será a análise do narrador em “A Mão Esquerda da Escuridão”. Discutiremos a escolha de Le Guin por uma narrativa multifacetada, que inclui diferentes pontos de vista e vozes narrativas. Analisaremos como a alternância entre os relatos de Genly Ai e os documentos do planeta Gethen enriquece a narrativa, oferecendo múltiplas perspectivas sobre os eventos e personagens. Os participantes irão explorar como essa estrutura narrativa impacta a compreensão dos temas centrais do livro, como identidade e alteridade.

Leitura sugerida: Capítulos focados nas perspectivas de Genly Ai e os documentos gethenianos.

Aula 03 – Análise dos Personagens e Temas Centrais

Na terceira aula, aprofundaremos a análise dos personagens principais, como Genly Ai e Estravan, e suas interações com as sociedades gethenianas. Discutiremos como Le Guin desafia as noções tradicionais de gênero e sexualidade através dos habitantes de Gethen, que possuem a capacidade de ser tanto homens quanto mulheres. Também exploraremos temas centrais como confiança, traição, e a ideia de “o outro”. Os participantes irão discutir como esses temas são desenvolvidos através das relações entre os personagens e como refletem questões sociais mais amplas.

Leitura sugerida: Capítulos que detalham a relação entre Genly Ai e Estravan.

Aula 04 – Tempo e Espaço: A Construção de Gethen

Na aula final, examinaremos como Le Guin constrói o tempo e o espaço no planeta Gethen, que também é conhecido como “Inverno” devido ao seu clima rigoroso. Discutiremos como o ambiente extremo de Gethen influencia a cultura e o comportamento de seus habitantes, além de refletir sobre a importância do cenário na ficção científica. Analisaremos a maneira como o tempo é tratado na narrativa, tanto no sentido cronológico quanto psicológico, e como isso afeta o ritmo da história e o desenvolvimento dos personagens. Os participantes serão convidados a refletir sobre o uso do espaço e do tempo na construção de mundos ficcionais.

Leitura sugerida: Capítulos que descrevem o ambiente de Gethen e as jornadas dos personagens.

BIBLIOGRAFIA

BOULD, Mark, et al., editors. The Routledge Companion to Science Fiction. 1st edition, Routledge, 2009.
CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CLAEYS, Gregory. The Cambridge Companion to Utopian Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CLUTE, John, and Peter Nicholls. The Encyclopedia of Science Fiction. Reprint edition, St Martins Pr, 1995.
DELANY, Samuel R. Starboard Wine. Gateway, 2013.
FREEDMAN, Carl. Mar. Wesleyan University Press, 2013.
JAMES, Edward & MENDLESOHN, Farah. The Cambridge Companion to Science Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LATHAM, Rob. Science Fiction Criticism: An Anthology of Essential Writings. London: Bloomsbury Academic, 2017.
STOCKWELL, Peter. The Poetics of Science Fiction. 2016. Open WorldCat,
SUVIN, Darko. Metamorphoses of Science Fiction: On the Poetics and History of a Literary Genre. Edited by Gerry Canavan, 1st edition, Peter Lang AG, Internationaler Verlag der Wissenschaften, 2016.
_. “On the Poetics of the Science Fiction Genre.” College English, vol. 34, no. 3, National Council of Teachers of English, 1972, pp. 372–82, https://doi.org/10.2307/375141.
WILLIAMS, Raymond. “Utopia and Science Fiction.” Science Fiction Studies 5, no. 3 (1978): 203–14. http://www.jstor.org/stable/4239198.
What Is Science Fiction Writing? Definition and Characteristics of Science Fiction Literature – 2021