16 de out, 2023

Oficina de Leitura – O Manifesto Comunista

inscrição
  • Horário síncrono: 19h30 – 21h30
  • Datas das aulas: 16/10, 23/10 e 30/10
  • Gravação disponível até: 30/11
  • Valor: R$ 100 (para as 03 aulas)

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

O objetivo dessa oficina é oferecer aos estudantes ferramentas para uma leitura crítica, contextualizada e atualizado de uma das principais obras do marxismo, O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Este texto, que suscitou e inspirou a organização dos trabalhadores em todo o mundo, permanece atual e latente e continua a presentear os leitores, mais de 170 depois, com elementos fundamentais para a análise e compreensão do mundo contemporâneo.

SOBRE OS PROFESSORES

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nesta área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Ricardo Normanha é Sociólogo e Cientista Político, Mestre em Educação e Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Teoria Sociológica, Teorias do Estado, Políticas Públicas, Sociologia da Educação, Cultura e Trabalho.

CRONOGRAMA

Aula 01 – Contextualização histórica do Manifesto
Em nosso primeiro encontro iremos abordar alguns elementos chaves para a compreensão do contexto histórico em que O Manifesto Comunista foi redigido, ressaltando a posição de seus autores diante de um mundo em ebulição.

Aula 02 – “O espectro do comunismo”
Em nossa segunda aula veremos como O Manifesto Comunista sintetiza de maneira didática e orientada para a luta política dos trabalhadores todo o instrumental teórico-metodológico desenvolvido por Marx e Engels no esforço de compreensão científica da sociedade capitalista e da necessidade histórica de sua superação.

Aula 03 – A atualidade do Manifesto
No terceiro encontro vamos discutir como o texto de 1848 apresenta elementos de análise da sociedade capitalista, antecipando fatos e acontecimentos que a história demonstrou serem coerentes com a realidade concreta. Desse modo, iremos abordar como a obra descreve a dinâmica de desenvolvimento capitalista de maneira científica e sem “futurologia”.

BIBLIGORAFIA

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
EAGLETON, Terry. Marx Estava Certo. São Paulo: Nova Fronteira, 2019.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
_________. O Capital: crítica da economia política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K., ENGELS, F. A Ideologia alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
_________. O Manifesto Comunista [Prólogo de José Paulo Netto]. São Paulo: Cortez, 1998.
MUSSE, Ricardo. A atualidade do Manifesto comunista. Blog da Boitempo. 2013. Disponível em https://blogdaboitempo.com.br/2013/05/03/a-atualidade-do-manifesto-comunista/