Horário síncrono: 19h30 – 21h30 (Horário de Brasília)
Datas das aulas: 11/04, 18/04, 25/04, 02/05, 09/05 e 16/05
Gravações disponíveis até: 16/06
Valor R$200 (as 06 aulas)
Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto
Sobre os professores
Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História.
Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.
Caio Rubini é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Historiador e professor de História formado pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP), e mestrando em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido). Atualmente pesquisa elementos da história e filosofia do século XX baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.
CRONOGRAMA
O objetivo desse curso é estabelecer um diálogo entre literatura e história, a partir de alguns temas centrais para os anos 1930 – 1950, tendo como ponto de vista dois autores: o filósofo, escritor e crítico literário Walter Benjamin e o escritor, jornalista e ensaísta George Orwell.
Aula 01 (11/04 – Introdução e conceitos, linha do tempo
Na nossa primeira aula veremos alguns conceitos importantes para conhecer melhor os autores analisados, Walter Benjamin e George Orwell. Montaremos uma linha do tempo dos principais eventos históricos que atravessam a obra dos autores, tendo em mente a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa (1914-1920). Assim faremos uma introdução a alguns conceitos importantes dentro da História, Filosofia e Literatura, como escrita política, fascismo, entre outros.
Aula 02 (18/04) – Crise econômica e ascensão do fascismo
Na nossa segunda aula veremos questões sociais e históricas que envolvem o período dos anos 1929 e 1933 na Europa, a ascensão do Fascismo e os desdobramentos após a morte de Lenin e Trotsky na URSS. Analisaremos alguns conceitos apresentados por Walter Benjamin, tal como reificação, consciência de classe, a República de Weimar, a criação da Escola de Frankfurt. Tendo esse panorama em mente, veremos a experiência de George Orwell junto aos moradores de rua de Paris e Londres, e a experiência de Walter Benjamin quando se exila em Paris.
Obras analisadas
- George Orwell – “Na Pior em Paris e Londres” (1933) “O albergue” (1931)
- Walter Benjamin – “Teses sobre o conceito de história” (1940) “Experiência e pobreza” (1933)
Aula 03 (25/04) – Semelhanças e dissemelhanças
Na nossa terceira aula veremos como se deram alguns desdobramentos sociais após o pacto entre Hitler e Stálin, analisando a Segunda Guerra e os campos de concentração que se espalham pela Europa. Analisaremos alguns trechos em que Walter Benjamin e George Orwell criticam o regime stalinista, nas “Teses sobre o Conceito de História”, “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e no prefácio à edição ucraniana de “Animal Farm”.
Obras analisadas
- George Orwell – “Resenha de Mein Kampf” (1940) e “Prefácio à edição ucraniana de Animal Farm” (1945)
- Walter Benjamin – “Teses sobre o Conceito de História” (1940), “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1936)
Aula 04 (02/05) – A crítica ao progresso
Em nossa quarta aula veremos como os autores observam e comentam a questão do progresso europeu, como o culto ao líder se molda para o messianismo. Analisaremos textos de Walter Benjamin a respeito da ruptura com Stálin e veremos como George Orwell construiu personagens alegóricas às figuras da Revolução Russa, na obra Animal Farm.
Obras analisadas
- George Orwell – “Animal Farm” (1945) e “O que é o fascismo?” (1944)
- Walter Benjamin – “Teses sobre o conceito de história” (1940) “Teorias do fascismo alemão” (1930)
Aula 05 (09/05) – O reino da tecnologia
Na quinta aula veremos o panorama do pós guerra e como os “avanços” tecnológicos ajudam a intensificar a coisificação das relações sociais. Veremos exemplos de ensaios e textos sobre os autores a respeito do avanço tecnológico, como por exemplo no que culmina a ideia de vigilância no livro 1984.
Obras analisadas
- George Orwell – “1984” (1949), trechos do diário de Orwell e cartas, trechos de “O caminho para Wigan Pier” (1937)
- Walter Benjamin – “Teses sobre o conceito de história” (1940), “O capitalismo como religião” (2013)
- Theodor Adorno – “Crítica cultura e sociedade” (1998)
Aula 06 (15/12) – Crise contemporânea
Em nossa última aula veremos como a obra de Walter Benjamin e George Orwell atuam como uma ferramenta interpretativa para a crise contemporânea, que surge de desdobramentos do neoliberalismo, trabalhando a ideia do messianismo benjaminiano como potencial de transformação social, fazendo um paralelo com desdobramentos contemporâneos e políticos no Brasil.
Obras analisadas
- Theodor Adorno – “Aspectos do novo radicalismo de direita”
- Mark Fisher – “É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?” (2009)
Caso tenha dúvidas entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com