10 de mar, 2022

Mulheres em Distopias

Inscrição

Horário síncrono: 19h30 – 21h30

Preço: R$120

Datas das aulas: 10/03 17/03 24/03 31/03

Gravação disponível até: 30/04

Emitimos certificado na categoria de curso livre online

O objetivo desse curso é fazer uma leitura feminista de 4 obras distópicas sobre o ponto de vista de algumas personagens mulheres. Assim, veremos algumas questões de teoria literária e de que maneira conceitos do feminismo podem ajudar a analisar mais profundamente as obras.

Iremos estudar 1984 de George Orwell com foco na personagem Julia, veremos o livro O conto da Aia de Margaret Atwood com foco em Offred, analisaremos Kindred de Octavia Butler sob a perspectiva de Dana e, finalmente, veremos Jogos Vorazes de Suzanne Collins e analisaremos Katniss.

_____________________________________________

Sobre a professora

Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984  publicado pela editora Antofágica. 

CRONOGRAMA

Aula 01 (10/03) – Julia, de 1984

Em nossa primeira aula veremos como Julia pode ser categorizada como uma personagem contraste em sua relação com o protagonista Winston Smith. Analisaremos o arco de desenvolvimento da personagem, sua função social no universo distópico e como a sua posição política produz efeitos importantes no desenvolvimento do romance. Veremos conceitos como liberdade sexual, práxis e precarização social.

Aula 02 (17/03) – Offred, de O Conto da Aia
Na segunda aula veremos as implicações de uma obra distópica narrada em primeira pessoa por uma personagem feminina. A partir do ponto de vista de Offred veremos como funciona o sistema teocrático de Gilead, as implicações sociais e políticas da jornada da personagem dentro da trama. Veremos conceitos como revolução, direitos reprodutivos, o conceito de dominação e patriarcado.

Aula 03 (24/03) – Dana, de Kindred

Nessa terceira aula discutiremos como o racismo estrutural molda os eventos e ações desenvolvidas por Dana. Veremos como o gênero na ficção científica permite desenvolver algumas reflexões um pouco diferentes da distopia e como a viagem no tempo funciona como um mecanismo central para a construção da identidade de Dana. Veremos conceitos como interseccionalidade, racismo estrutural, emancipação e memória.

Aula 04 (31/03) – Katniss, de Jogos Vorazes

Em nossa última aula veremos como o formato de uma distopia voltada para o público jovem elabora algumas questões de distopias clássicas. Analisaremos Katniss sob o ponto de vista da jornada da heroína, quais as implicações e problemáticas dessa construção. Veremos conceitos como a heroína, estereótipo, padrão de beleza, male e female gaze, masculinidade e feminilidade.