16 de nov, 2021

Mapas históricos e ficção

Inscrição

O objetivo desse curso é pensar de maneira crítica a relação que os mapas possuem com diversas linguagens (literária, com as artes plásticas e multimídia) em diferentes períodos históricos. Partindo da ideia do mapa como discurso a ser desconstruído, ao longo de nossas aulas iremos observar atentamente e problematizar as noções de verossimilhança na produção dos discursos cartográficos e seu papel nas narrativas ficcionais.

  • Horário síncrono: 19h30 – 21h30
  • Datas das aulas: 16/11 23/11 30/11 
  • Gravação disponível até: 23/12
  • Valor: R$100 (as 03 aulas)

Via Google Meet 

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

Sobre as professoras

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Milena Natividade da Cruz atualmente é mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (DH-FFLCH). Possui bacharelado e licenciatura em História pela mesma universidade. Também é pesquisadora associada ao Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica (LECH-USP) e tem se dedicado ao estudo da cartografia francesa sobre a África e sua relação com a cultura visual iluminista.

CRONOGRAMA

Aula 01 (16/11) – Mapas e literatura  

Em nossa primeira aula veremos a relação entre literatura e a representação cartográfica, analisando mapas fictícios que funcionaram como compositivo do espaço e da ambientação literária e, por outro lado, como artifício editorial. A partir da compreensão do mapa como suporte de veiculação de questões de determinada época, veremos alguns exemplos como as obras Utopia de Thomas Morus, Dom Quixote de Miguel de Cervantes, Coração das Trevas de Joseph Conrad, Cidades de Papel de John Green, Harry Potter de J. K. Rowling, O Senhor dos Anéis de J. R.R. Tolkien.

Aula 02 (23/11) – Mapas e artes plásticas

Em nossa segunda aula analisaremos a relação da representação cartográfica com algumas obras de artes plásticas, para refletir sobre o papel do mapa como um elemento artístico e também como meio de intervenção e reflexão sobre o espaço social. Veremos alguns exemplos da representação histórica e simbólica em obras do pintor Johannes Vermeer, assim como de artistas plásticos contemporâneos como Rosana Paulino, Arjan Martins e Jaime Lauriano. 

Aula 03 (30/11) – Mapas e multimídia 

Em nossa última aula discutiremos a função dos mapas durante a era digital na difusão de interpretações históricas. Para isso, veremos exemplos de como videogames e filmes instrumentalizam a representação cartográfica em suas narrativas. Por fim, debateremos as noções de acurácia e construção discursiva presentes no uso de aplicativos, tal como o Google Maps e outros exemplos.
_______________________________________

Caso tenha alguma dúvida, por favor envie um e-mail para cursolivre.literatura@gmail.com