03 de fev, 2022

Literatura e História: modernismos e a semana de 1922

Inscrição

Horário síncrono: 19h – 21h

Valor: R$ 190

Datas das aulas: 03/02 10/02 17/02 24/02

Via Google Meet

Gravação disponível até: 24/03

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

___________________________________________

O objetivo desse curso é traçar um paralelo entre a História e Literatura, para refletir sobre o surgimento da Semana de Arte Moderna no Brasil em 1922. Para isso, veremos o contexto histórico mundial, as vanguardas artísticas europeias, o contexto histórico brasileiro e os acontecimentos literários e artísticos da Semana de 1922, marco inaugural do modernismo brasileiro.

Sobre os professores

Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Gomes da Costa é professor do ensino básico. Formado em Ciências Sociais e História pela USP e mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV/SP. Sua pesquisa é focada em História Comparada entre Brasil e Austrália no século XIX.

CRONOGRAMA

Aula 01 (03/02) – O mundo dos modernos

Em nossa primeira aula veremos o panorama histórico na meia década que antecede à semana de 1922. Serão discutidos processos diversos como a colonização da África e da Ásia, a Belle Époque, a Primeira Guerra Mundial, as exposições mundiais e a corrida pelo “progresso” que influenciaram diretamente ou indiretamente o modernismo no centro do capitalismo desse período. Além de conceitos importantes da época como “progresso”, moderno e modernismo.

Aula 02 (10/02) – Arte de vanguarda

Na segunda aula veremos o panorama artístico europeu e norte americano na virada do século 19 para o 20, para pensar a transição da arte academicista e realista para o surgimento das vanguardas artísticas em suas diversas linguagens (pintura, escultura, arquitetura, literatura).

Aula 03 (17/02) – O Brasil dos modernos

Nessa terceira aula discutiremos as condições materiais, sociais, culturais e econômicas do Brasil no começo do século XX. Um país pouco industrializado e que ainda lidava com as consequências do fim da escravidão e, ao mesmo tempo, que dialogava com a cultura, as artes e a política mundial.

Aula 04 (24/02) – A semana de 1922

Em nossa última aula veremos como ocorreu a Semana de 1922 em São Paulo, as implicações artísticas e literárias do início do Modernismo no país, analisaremos algumas obras e veremos como ocorreu a semana de arte moderna, os principais artistas e escritores e a influência que esse evento teve no Modernismo como movimento estético no Brasil.