O objetivo desse curso é traçar um paralelo entre a História e Literatura, a partir dos desdobramentos da escravidão em dois contextos políticos distintos – os Estados Unidos e o Brasil – na segunda metade do século 19, tendo como objeto literário principal três obras: o romance Kindred de Octavia Butler, e os contos Pai contra Mãe e O caso da Vara de Machado de Assis.
Aula 01 (08/09) – Escravidão como categoria histórica
Nossa primeira aula tratará da escravidão como uma categoria histórica, suas variações e seu desenvolvimento até o século XIX. O entendimento dos Estados Unidos como um país escravista, a Guerra de Secessão e como a escravidão foi crucial para o crescimento econômico desse país.
Aula 02 (15/09) – A viagem no tempo e memória
Em nossa segunda aula veremos algumas representações literárias da escravidão americana, com um foco na obra Kindred, de Octavia Butler. A partir de elementos da ficção científica, como a viagem no tempo e a verossimilhança, veremos como os elementos narrativos nos ajudam a olhar criticamente para o passado e presente norte-americano.
Aula 03 (22/09) – Escravidão e desenvolvimento econômico
Nossa terceira aula tratará de como a escravidão mudou entre o período colonial e o Brasil independente. Como a escravidão que ocorreu aqui foi indissociável do desenvolvimento econômico capitalista e da formação do Brasil como estado nacional.
Aula 04 (29/09) – Realismo e identidade social
Em nossa última aula analisaremos como a prosa Machadiana constrói um olhar crítico para seu momento histórico, refletindo como o gênero literário do conto nos permite um mergulho profundo no Rio de Janeiro do século 19.
Contos analisados:
- Pai contra mãe, da antologia Relíquias da Casa Velha (1906)
- O caso da vara, da antologia Páginas Recolhidas (1899)
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com