Esse curso irá introduzir o gênero narrativo da ficção científica em aulas temáticas, em que analisaremos obras literárias e cinematográficas que dialogam com o assunto principal da aula. O objetivo desse curso é introduzir algumas ferramentas narrativas que compõem a ficção científica.
- Horário síncrono: 16h – 18h (horário de Brasília)
- Datas das aulas: 06/10 13/10 20/10 27/10 03/11
- Gravações disponíveis até: 15/11
- Valor R$120 (para as 05 aulas)
Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto
Sobre os professores
Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História.
Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica
Gyorgy Henyei Neto é mestre e doutor em antropologia pela Universidade de Aberdeen (Escócia), escritor, artista e músico.
Autor do livro de ficção científica ARIA, parte da trilogia Scintillance Theory, e está no momento trabalhando nas duas sequências da primeira obra. Atua também como consultor acadêmico e científico, editor e tradutor.
Reside atualmente em Bath, na Inglaterra.
CRONOGRAMA
Aula 01 (06/10) Tipos de ficção científica
Na nossa primeira aula veremos como a ficção científica se compõe de diversos tipos: soft, hard e weird sci fi. A partir de alguns temas como o papel da ciência, da tecnologia e de previsões sociais e políticas, traçaremos um paralelo de obras da ficção científica com seu contexto de produção.
Aula 02 (13/10) Cyberpunk, distopia, afrofuturismo: o futuro próximo
Na segunda aula veremos como a ficção científica aborda temas sociais quando integrados à tecnologia, o papel das corporações, do governo e os papeis sociais em enredos literários e cinematográficos. Ao falar do futuro próximo como ferramenta narrativa, vamos pensar como a ficção científica funciona como um mecanismo para recontar e reimaginar a História.
Aula 03 (20/10) Viagem espacial, colonização do espaço e conglomerados espaciais
Na terceira aula veremos como a ficção científica dialoga com o tema do espaço para pensar a possibilidade de expandir espécies, comentar sobre questões de colonização.
Aula 04 (27/10) Viagem no tempo, realidades alternativas e outras dimensões
Na nossa quarta aula veremos narrativas de ficção científica que abordam a questão do tempo para encontrar o futuro como o principal mote do enredo. Veremos tipos de viagem no tempo, para o passado, futuro, loops no tempo, a diferença entre tempo e múltiplas realidades.
Aula 05 (03/11) Weird Sci Fi e Space Operas: Ficção Científica e Fantasia
Em nossa última aula falaremos o weird sci fi como um estranhamento em relação ao considerado “normal”, pensaremos como o que não é explicável e fragmentado opera como ferramenta narrativa. E finalmente, faremos uma reflexão final sobre a narrativa de ficção científica e outros gêneros como a fantasia, no contraste entre enredos que fazem uso de magia e aqueles que focam em aspectos tecnológicos.
Obras analisadas ao longo do curso
Filmes
A chegada, Ex Machina, Blade Runner, Star Wars, Star Trek, Mad Max, No Limite do Amanhã, Contra o Tempo, Interestelar, A Máquina do Tempo, De volta ao Futuro, Waking Life, Aniquilação, Cloud Atlas.
Livros
Kindred e Filhos de Sangue (Octavia Butler), 1984 (George Orwell) Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), Fahrenheit 451 (Ray Bradburry), Binti (Nnedi Okorafor), Duna (Frank Herbert), flatland (Edwin Abbott Abbott), Leviatã Desperta (James S. A. Corey), Next, o futuro próximo (Michael Crichton).
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com