11 de fev, 2025

Leitura e sociedade – Formação Crítica de Leitores

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30

Datas das aulas: 11, 18 e 25 de fevereiro

Gravação disponível até: 24/03

Valor: R$120

Emitimos certificado na categoria de curso livre

Este curso oferece uma reflexão aprofundada sobre o panorama da leitura no Brasil, seu papel social e as práticas que incentivam o hábito de ler. Ao longo de três aulas, os participantes serão convidados a discutir os desafios do acesso à leitura, a relação entre literatura e sociedade e as diferentes formas de incorporar a leitura em suas rotinas. Por meio de debates e exercícios práticos, o curso busca promover a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de compreender o impacto da literatura em suas vidas e no mundo ao seu redor.

CRONOGRAMA

Aula 1 – Panorama da Leitura no Brasil

Nesta primeira aula apresentaremos um panorama atual da leitura no Brasil, com base em dados recentes, como a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Discutiremos as barreiras que dificultam o acesso à leitura, como desigualdades sociais, preços elevados dos livros e a falta de bibliotecas públicas. Além disso, abordaremos a questão da formação de público leitor, explorando os desafios educacionais e culturais que impactam o hábito de leitura no país. Será um espaço para entender o cenário nacional e refletir sobre possíveis soluções para democratizar o acesso à literatura.

Aula 2 – O Papel Social da Leitura

Na segunda aula discutiremos como a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e empáticos. Exploraremos como a leitura de diferentes tipos de obras – da chamada “alta literatura” à “baixa literatura” – pode ampliar o repertório cultural e incentivar o hábito de leitura. A discussão incluirá o impacto dos formatos digitais e físicos, considerando como cada um pode influenciar o comportamento dos leitores. Reflexões teóricas de Antonio Candido (O Direito à Literatura) e Pierre Bourdieu (A Distinção) serão usadas para embasar o debate.

Aula 3 – Praticando a Leitura

Na aula final colocaremos em prática as discussões feitas anteriormente com a leitura e análise de um conto Olhos d’água de Conceição Evaristo. Durante a aula, o conto será lido integralmente e seguido de uma discussão guiada, em que os participantes podem aplicar técnicas de leitura crítica e interpretação temática para identificar como a narrativa dialoga com questões sociais, utilizando estratégias de análise textual baseadas no método de Antonio Candido em “Na Sala de Aula”, assim como o conceito de sistema literário.

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Magia, Arte e Técnica. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk, 2007.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.

CANDIDO, Antonio. Na Sala de Aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 1985.

CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 171-190.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GRESPAN, Jorge (org.). Dicionário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

hooks, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.