11 de out, 2023

Feminismo antirracista – autoras negras fundamentais

Inscrição
  • Horário síncrono: 19h30 – 21h30
  • Datas das aulas: 11/10 18/10 25/10 01/11
  • Gravação disponível até: 01/12
  • Valor: R$ 180 (para as 04 aulas)

O objetivo desse curso é analisar as contribuições das pensadoras negras para a teoria feminista, por meio da compreensão das interseções entre raça, classe e gênero, a investigação do impacto no contexto brasileiro, a exploração da educação feminista, a reflexão sobre questões contemporâneas, a discussão crítica sobre o patriarcado, a desigualdade de gênero rumo a uma reflexão sobre o papel da interseccionalidade e justiça social, capacitando os participantes a serem agentes de transformação em suas comunidades.

SOBRE AS PROFESSORAS

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

CRONOGRAMA

Aula 01 – Angela Davis: Mulheridade, Raça e Classe

Nesta primeira aula, exploraremos o pensamento de Angela Davis, uma figura crucial no movimento feminista negro e nos estudos de interseccionalidade. Iniciaremos com uma introdução à sua vida e ao contexto histórico em que suas ideias se desenvolveram. Em seguida, mergulharemos nas análises de Davis sobre a intersecção de raça, classe e gênero, examinando como essas interações moldam a experiência das mulheres negras na sociedade. Abordaremos também sua visão crítica sobre a prisão e seu ativismo pelo abolicionismo penal.

Leituras Recomendadas

Aula 02  –  bell hooks: um feminismo para todes

Em nossa segunda aula, mergulharemos no pensamento de bell hooks, uma destacada intelectual e ativista do feminismo negro. Nesta aula, exploraremos as principais contribuições de hooks para o movimento feminista, concentrando-nos em seu trabalho relacionado a solidariedade entre as mulheres para o movimento feminista. Abordaremos como suas ideias sobre sororidade e alianças interseccionais contribuem para a luta das mulheres negras.

Leituras Recomendadas

Aula 03  – Patricia Hill Collins: Pensamento Negro e Interseccionalidade

Em nossa terceira aula, dedicaremos tempo para compreender as contribuições de Patricia Hill Collins para a teoria feminista negra. Exploraremos sua teoria da “Matriz de Pensamento Afrocentrada,” que destaca a importância da cultura, história e resistência das mulheres negras. Analisaremos como Collins aborda o poder, a opressão e a resistência em sua obra e como ela influenciou o pensamento feminista contemporâneo.

Leituras Recomendadas

Aula 04 – Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez: o Feminismo Negro à brasileira 

Em nossa última aula, focaremos no contexto brasileiro do feminismo negro. Estudaremos as obras e as contribuições de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez, duas importantes ativistas e intelectuais brasileiras. Abordaremos como suas análises sobre a interseção de raça e gênero se aplicam ao Brasil, bem como sua influência na construção do movimento feminista negro no país.

Leituras Recomendadas

  • Escritos de uma Vida – Sueli Carneiro 
  • Lélia Gonzalez: Primavera para as Rosas Negras – Lélia Gonzalez
  • Textos selecionados de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez
  • Retratos do Brasil Negro 

BIBLIOGRAFIA

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Selo Negro Edições, 2018.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência e política de empoderamento. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

COOPER, Brittney. Eloquent Rage: A Black Feminist Discovers Her Superpower. New York: St. Martin’s Press, 2018.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla-Consciência. São Paulo: Editora 34, 2012.

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: Primavera para as Rosas Negras. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2019.

HILL COLLINS, Patricia. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. New York: Routledge, 2000.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

______. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Elefante, 2019.

CRENHAW, Kimberlé. “Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics.” University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, p. 139-167, 1989.