Data das aulas
06/09 (aula gravada) – enviada por email
27/09 aula ao vivo para discussão do livro do mês –
Horário do encontro ao vivo – via Google Meet 14h30 – 16h30
Gravação disponível até: 27/10 e 31/12 (Clube da Livre)
Valor de contribuição mensal: R$59,99
Boas vindas à Contracolonize, o novo clube do livro da Livre Literatura.
“Contracolonizar é contrariar e não sentir a dor que esperam que sinta”, são as palavras de Nego Bispo que nos estimularam a criar nosso novo clube do livro. Contracolonizar é mais que decolonizar. Não é apenas expelir o veneno colonialista do nosso sangue e do nosso solo, mas sim combater e negar completamente o colonialismo. É uma nova cosmogonia que vem dos donos da terra, dos pretos, dos indígenas, dos proletários, das mulheres
Na Contracolonize leremos mensalmente livros de autoras e autores não-brancos, subalternizados, revolucionários e feministas. Autores cuja própria existência e arte combatem o colonialismo. Os livros escolhidos serão preferencialmente de países do Sul Global e que trazem temáticas profundas, baseadas na ideia de um pluriverso de formas de se viver na Terra.
Faremos em ciclos de quatro meses, iniciados em setembro, em que vamos alternar livros não-ficcionais e ficcionais. E começaremos essa luta literária contra o ente colonizador lhes virando as costas e abrindo os braços para autores negros da contemporaneidade brasileira.
Livro escolhido de Setembro
“A Terra Dá, a Terra Quer” – Nego Bispo (2023)