Horário síncrono: 19h30 – 21h30
Preço: R$120
Datas das aulas: 12/06 19/06 26/06 03/07
Gravação disponível até: 03/08
Emitimos certificado na categoria de curso livre online
Esse curso irá analisar algumas técnicas de escrita para um artigo científico, na área de humanas. Veremos a estrutura básica de um artigo e faremos exercícios práticos em cada aula. Veremos algumas técnicas de escrita e argumentação e analisaremos casos práticos, discutindo maneiras de organizar ideias, sistematizar análises e a escrita acadêmica.
____________________________________________
Sobre a professora
Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
CRONOGRAMA
Aula 01 (12/06) Organizando ideias
Na primeira aula veremos algumas estratégias de como organizar ideias, de maneira visual e como montar um cronograma de leitura e escritas. Veremos o gênero textual do artigo, como ele pode ser estruturado de uma maneira elementar.
Exercício da semana: elaborar o recorte temático de um artigo usando mapas mentais
Aula 02 (19/06) Linguagem acadêmica
Na nossa segunda aula, veremos a importância que a argumentação possui na composição textual, veremos algumas questões sobre a linguagem acadêmica e como escrever de maneira clara e objetiva. Veremos também os tipos de revista acadêmica, como procurar uma chamada de publicação, as normas QUALIS.
Exercício da semana: praticar paráfrase, alusão e citação.
Aula 03 (26/06) Estrutura de análise
Na nossa terceira aula, veremos a importância que a argumentação possui na composição textual. Por estratégias e exemplos, iremos refletir sobre como desenvolver de maneira precisa a hipótese que guia o assunto geral do texto, considerando a estrutura da argumentação acadêmica.
Exercício da semana: formular a hipótese principal do artigo
Aula 04 (03/07) Conclusão e introdução
Em nossa última aula veremos as etapas finais que consistem a escrita de um artigo: elaborar a conclusão e a introdução. Veremos algumas ferramentas de escrita que ajudam a fichar o próprio texto, de modo a elaborar uma introdução e conclusão coesa e completa.
Bibliografia
BOOTH, Wayne (et al). A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005 DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. Brasília: Editora Letras Livres, 2012.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto – Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2003.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.
______. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
MACHADO, A. R. ; LOUSADA, E. L. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo:
Parábola, 2004a.
__________. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004b.
__________. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PERROTTA, C. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SANTOS, A.R. Metodologia do Trabalho Científico – A Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000.