21 de nov, 2023

Como analisar narrativas – a ascensão do romance (módulo 04)

Inscrições

Horário síncrono (Brasília): 19h30 – 21h30 

Data das aulas: 21/11 28/11 05/12 12/12

Gravações disponíveis até: 12/01/24

Via Google Meet

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

Sobre o curso

No módulo 4 de Como Analisar Narrativas veremos quais são os principais gêneros do romance literário: histórico, romântico, realista e modernista. A partir de exemplos e análises de texto veremos como esse formato literário surgiu e como se modificou conforme o contexto histórico e social na literatura ocidental. 

Nosso curso conta com algumas sugestões de leituras, mas que não são obrigatórias. O curso é direcionado para o público geral, interessados em conhecer mais sobre teoria literária, assim como pesquisadores e profissionais da área de letras.

Sobre a professora

Débora Tavares – É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.

Cronograma

Aula 01 (21/11) Panorama e romance histórico 

Nessa primeira aula veremos um panorama da história da literatura, as características principais que compõem um romance e iremos analisar exemplos de romances históricos. Veremos qual a diferença entre romance histórico, romance de costume e romance de época. 

Aula 02 (28/11) Romance do romantismo 

Na nossa segunda aula, veremos como o surgimento do Romantismo como movimento artístico contribui para a formação do romance como um gênero literário. Veremos a diferença entre os termos romantismo, romântico e romanesco. 

Aula 03 (05/12) Romance realista

Na terceira aula falaremos sobre o romance realista e naturalista, pensando suas relações com a sociedade e a crítica social em forma de arte. Veremos a diferença e características principais entre realismo, naturalismo e neorrealismo. 

Aula 04 (12/12) Romance modernista 

Em nossa última aula falaremos das mudanças formais que surgem com o modernismo e analisaremos o que isso implica na estrutura do romance, levando em consideração os eventos históricos do século 20. Veremos a diferença entre modernidade, modernismo e pós-modernismo. 

Bibliografia

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2014. 

______. Formação da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.  

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2000.

MORETTI, Franco.  O Burguês: Entre a História e a Literatura. São Paulo: Três Estrelas, 2014.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2013. 

MCKEON, Ian. Theory of the novel: a historical approach. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2000.  

WATT, Ian. A Ascensão do Romance. São Paulo: Companhia de Bolso, 2019. 

SOARES, Angélica. Gêneros Literários – Coleção Princípios. 7a edição, São Paulo: Ática, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Política do Modernismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

________. Palavras Chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.