Horário síncrono: 19h30 – 21h30
Valor: R$120
Datas das aulas: 08/02 15/02 22/02 29/02
Gravação disponível até: 29/03
Esse curso irá abordar métodos de análise narrativa, o que abrange romances, contos, crônicas, peças de teatro e poemas. A partir de elementos da teoria literária (personagem, narrador, tempo, espaço, enredo) faremos análises práticas de diversos objetos literários. Ao longo do curso veremos algumas técnicas e métodos para estudar e interpretar narrativas, principalmente considerando críticos literários e alguns elementos de teoria crítica. Não é preciso ter conhecimento prévio de teoria literária, esse curso procura abordar esse assunto para todos os níveis acadêmicos, priorizando a democratização do debate e da discussão de livros e obras literárias.
_______________________________________________________
Sobre a professora
Débora Tavares é mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
CRONOGRAMA
Aula 01 – Introdução
Nessa primeira aula veremos alguns elementos introdutórios para se analisar uma obra literária, como a diferença entre gêneros literários e veremos uma linha do tempo dos principais movimentos literários. A partir de exemplos de trechos de obras começaremos a investigar as categorias de narradores e perceberemos qual a diferença entre narrar e descrever.
Aula 02 – A personagem de ficção
Nessa segunda aula veremos alguns exemplos de diferentes tipos de personagens na ficção, analisando trechos de obras. Assim, observaremos como se forma a jornada do herói e discutiremos a diferença entre autor e personagem.
Aula 03 – O tempo e o espaço
Na nossa terceira aula, veremos como o tempo e o espaço funcionam como elementos fundamentais para compor uma narrativa. A partir da análise de trechos de espaços fictícios, iremos refletir sobre a influência do momento histórico em uma obra de ficção.
Aula 04 – O enredo
Em nossa quarta e última aula iremos ver como se forma o enredo de uma narrativa e como algumas ferramentas de organização do enredo compõem questões centrais de uma obra. Veremos alguns motes comuns na história da literatura e a sua relação com seu contexto de produção, pensando em reflexões sobre arte e sociedade.
BIBLIOGRAFIA
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 – Magia e Técnica, Arte e Política. São BRAIT, Beth. A Personagem. São Paulo: Ática, 1985.CANDIDO, Antonio. A personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
________. A Formação da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.
176
________. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.
________. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004.
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada – Série Princípios. 5a edição, São Paulo: Ática, 2010.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
________. How to Read Literature. Londres: Yale University Press, 2013.
________. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
GANCHO, Cândida Vilares. Como Analisar Narrativas. 9a edição, Rio de Janeiro: Ática, 2006.
________. Introdução À Poesia – Teoria E Prática. São Paulo: Atual, 1989.
GOLDMAN, Lucien. A Sociologia do Romance. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2000.