Horário síncrono: 19h30 – 21h30
Datas das aulas: 09/09, 16/09, 23/09 e 30/09
Gravações disponíveis até: 30/10 e 31/12 (Clube da Livre)
Valor: R$120 (as 04 aulas)
Professora: Débora Tavares
Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto
Nesse curso observaremos a literatura em diálogo com outras artes, a maneira pela qual a linguagem narrativa se modifica conforme o meio em que é transposta. A partir de exemplos, veremos como ampliar o olhar crítico para a arte, assim como a bagagem teórica sobre os temas abordados. O foco principal desse módulo é observar o diálogo da literatura com a pintura, os quadrinhos, o cinema e a TV.
CRONOGRAMA
Aula 01 – Literatura e pintura
Nessa primeira aula partiremos a discussão do conceito de arte, quais as categorias artísticas são tidas como eruditas e outras populares, por quem e para quem a arte é produzida. Começaremos a entender como contar histórias depende da linguagem, que muda de um meio para o outro. Para isso faremos uma comparação entre narrativa literária e a pintura.
Obras analisadas:
- O mito Medusa e suas representações feitas por Caravaggio, Peter Paul Rubens e Arnold Böcklin – quando a literatura inspira a pintura
Aula 02 – Literatura e artes gráficas
Na nossa segunda aula, veremos como uma história pode ser contada no formato gráfico, pensando as mudanças formais entre o romance e a graphic novel.
Obras analisadas:
- 1984 de George Orwell e as adaptações de Fido Nesti (Companhia das Letras) e Sybille Titeux de la Croix (Nova Fronteira) – o universo totalitário expandido
Aula 03 – Literatura e cinema
Na terceira aula falaremos de uma das transposições formais mais clássicas quando se fala de narrativa: da literatura para o cinema.
Obras analisadas:
- Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick e Blade Runner, de Ridley Scott (1982)
- Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e a adaptação homônima de Joe Wright (2005)
Aula 04 – Literatura e séries
Em nossa última aula falaremos da relação narrativa entre literatura e séries (de TV e de streaming). Refletiremos como o formato do folhetim alcançou novos voos na era digital. Faremos um encerramento refletindo alguns paradigmas da narrativa contemporânea, através de exemplos de adaptações para séries.
Obras analisadas:
- O conto da Aia e Os Testamentos de Margaret Atwood e a série The Handmaid’s Tale – a linha do tempo entre literatura e série de TV
- Fleabag, peça de teatro de Phoebe Waller-Bridge (2013) e sua adaptação homônima para a TV (2016) – a quebra da quarta parede
____________________________________________________________________
Caso tenha dúvidas entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com