12 de mar, 2024

Como analisar narrativas (módulo 02)

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30

Datas das aulas: 12/03, 19/03, 26/03 e 02/04

Gravações disponíveis até: 02/05

Valor: R$120 (as 04 aulas)

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

Nesse curso observaremos a literatura em diálogo com outras artes, a maneira pela qual a linguagem narrativa se modifica conforme o meio em que é transposta. A partir de exemplos, veremos como ampliar o olhar crítico para a arte, assim como a bagagem teórica sobre os temas abordados. O foco principal desse módulo é observar o diálogo da literatura com a pintura, os quadrinhos, o cinema e a TV. 

CRONOGRAMA

Aula 01 (12/03) Literatura e pintura

Nessa primeira aula partiremos a discussão do conceito de arte, quais as categorias artísticas são tidas como eruditas e outras populares, por quem e para quem a arte é produzida. Começaremos a entender como contar histórias depende da linguagem, que muda de um meio para o outro. Para isso faremos uma comparação entre narrativa literária e a pintura.

Obras analisadas: 

  • O mito Medusa e suas representações feitas por Caravaggio, Peter Paul Rubens e Arnold Böcklin – quando a literatura inspira a pintura 

Aula 02 (19/03) Literatura e artes gráficas

Na nossa segunda aula, veremos como uma história pode ser contada no formato gráfico, pensando as mudanças formais entre o romance e a graphic novel

Obras analisadas: 

  • O Diário de Anne Frank e Maus, de Art Spiegelman – o holocausto representado na arte
  • 1984 de George Orwell e as adaptações de Fido Nesti (Companhia das Letras) e Sybille Titeux de la Croix (Nova Fronteira) – o universo totalitário expandido 

Aula 03 (26/03) Literatura e cinema

Na terceira aula falaremos de uma das transposições formais mais clássicas quando se fala de narrativa: da literatura para o cinema. 

Obras analisadas:

  • Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick e Blade Runner, de Ridley Scott (1982)
  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e a adaptação homônima de Joe Wright (2005)

Aula 04 (02/04) Literatura e séries

Em nossa última aula falaremos da relação narrativa entre literatura e séries (de TV e de streaming). Refletiremos como o formato do folhetim alcançou novos voos na era digital. Faremos um encerramento refletindo alguns paradigmas da narrativa contemporânea, através de exemplos de adaptações para séries. 

Obras analisadas: 

  • O problema final, de Arthur Conan Doyle e sua adaptação para a TV Sherlock (episódio The Reichenbach Fall episódio 3 temporada 2) – o folhetim vitoriano na era digital 
  • O conto da Aia e Os Testamentos de Margaret Atwood e a série The Handmaid’s Tale – a linha do tempo entre literatura e  série de TV
  • Fleabag, peça de teatro de Phoebe Waller-Bridge (2013) e sua adaptação homônima para a TV (2016) – a quebra da quarta parede

____________________________________________________________________

Caso tenha dúvidas entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com