11 de mar, 2024

Calibã e a Bruxa – uma leitura interseccional

inscrição

Horário síncrono: 19h30 – 21h30

Datas das aulas: 11/03, 18/03, 25/03 e 1/04

Gravação disponível até: 01/12

Valor: R$ 180 (para as 04 aulas)

Emitimos certificado na categoria de curso livre remoto

O objetivo desse curso é fazer uma leitura do livro “Calibã e a Bruxa” de Silvia Federici, a partir do feminismo marxista interseccional. Em cada aula iremos comentar trechos do livro. Esse curso não exige a leitura prévia da obra ou sobre a autora, iremos analisar os temas juntas e discutir os temas com paralelos contemporâneos.

SOBRE AS PROFESSORAS

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Winnie Pereira é Arquiteta e Urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e Doutora em Urbanismo pela UFRJ, onde estudou as relações entre o Antropoceno, as Mudanças Climáticas e os movimentos ambientais urbanos. Atua como professora universitária nas áreas de Urbanismo e Paisagismo. Juntamente a isto, trabalha com literatura como youtuber e podcaster entre outras redes desde 2019, enfatizando as vivências e a escritas de autoras negras e de narrativas feminista. Tem parcerias com diversas editoras brasileiras, como Morro Branco, Vestígio, Darkside e Antofágica.

CRONOGRAMA

Aula 01 (11/03)  Raízes do Capitalismo e Opressão de Gênero

Em nossa primeira aula faremos uma introdução ao surgimento do capitalismo e sua relação com a opressão de gênero. Teremos uma discussão sobre como a acumulação primitiva contribuiu para a degradação das mulheres.

Aula 02 (18/03)  Resistência e Controle Social

Em nossa segunda aula veremos como se dá a exploração das formas de resistência popular e camponesa durante a transição para o capitalismo. Faremos uma análise da caça às bruxas como mecanismo de controle social e econômico.

Aula 03 (25/03) Trabalho Reprodutivo e Exploração Colonial

Em nossa terceira aula vamos discutir o papel do trabalho reprodutivo das mulheres na acumulação de capital. Faremos uma análise das interseções entre colonização, cristianização e opressão de gênero.

Aula 04 (01/04) Feminismo, Resistência e Transformação Social

Em nossa última aula, faremos uma reflexão sobre como os temas discutidos no livro podem informar uma prática feminista interseccional. Faremos uma discussão sobre estratégias de resistência e luta por justiça social e econômica.

BIBLIOGRAFIA

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira, 2003.

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Boitempo editorial, 2019. 

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Selo Negro Edições, 2018.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: Conhecimento, consciência e política de empoderamento. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

COOPER, Brittney. Eloquent Rage: A Black Feminist Discovers Her Superpower. New York: St. Martin’s Press, 2018.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ, Debora, GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2019. 

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: Primavera para as Rosas Negras. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2019.

HIRATA, Helena, et al. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

HILL COLLINS, Patricia. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. New York: Routledge, 2000.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

______. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Elefante, 2019.

CRENHAW, Kimberlé. “Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics.” University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, p. 139-167, 1989.