08 de abr, 2024

Arte, Política e Resistência – os 60 anos do Golpe Civil Militar de 1964

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 08/04 15/04 22/04 e 29/04

Gravação disponível até: 29/05

Valor (04 aulas): R$230

Via Google Meet

O objetivo do curso é promover algumas reflexões sobre as representações e impactos da Ditadura Civil-Militar no campo da cultura e das artes, abordando tanto como os diferentes campos da cultura foram afetados pelo regime autoritário como também as formas pelas quais o regime foi representado pela produção cultural do período e também nas décadas seguintes.

Sobre os professores

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor na Livre Literatura, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

Ricardo Normanha é Sociólogo e Cientista Político, Mestre em Educação e Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Teoria Sociológica, Teorias do Estado, Políticas Públicas, Sociologia da Educação, Cultura e Trabalho.

CRONOGRAMA

Aula 01 (08/04) – Caráter Burguês do Golpe e da Ditadura: Papel do Empresariado Nacional e Internacional

  • Contextualização histórica do golpe de 1964
  • Análise dos interesses políticos, econômicos e militares dos grupos envolvidos
  • Exploração dos principais eventos, personagens  e as estruturas que conduziram ao golpe
  • Discussão sobre as consequências imediatas do golpe na estrutura política, econômica e militar do Brasil

Em nossa primeira aula vamos discutir o contexto político e econômico que levou ao Golpe de 1964. Faremos uma análise do papel do empresariado nacional e internacional na instauração e sustentação da Ditadura Militar. Assim, veremos algumas obras culturais que refletem as relações entre poder econômico, autoritarismo e cultura.

Aula 02 (15/04) – A Censura como Instrumento Ideológico de Controle Social

  • Exame da propaganda e da indústria cultural sob o regime militar
  • Análise da censura e da repressão cultural
  • Estudo das formas de resistência cultural e artística durante o regime
  • Reflexão sobre o impacto da cultura na resistência e na formação de identidade durante a ditadura

Em nossa segunda aula faremos um exame sobre o funcionamento da censura durante o período da Ditadura Militar, assim como da produção midiática pensada pelos militares. Vamos estudar como a censura influenciou a produção cultural e artística, através da análise de obras que foram alvo de censura e suas repercussões no cenário da indústria cultural e da chamada “contracultura” do período.

Aula 03 (22/04) – Resistências: Dos Protestos de Rua à Luta Armada

  • Transformações na sociedade durante o regime militar.
  • Controle ideológico e políticas institucionais.
  • Movimentos estudantis, sociais e políticos: a resistência organizada.
  • Produção cultural pela resistência: jornais, revistas, panfletos, músicas, filmes, etc.

Em nosso terceiro encontro faremos uma exploração das diferentes formas de resistência cultural e política durante a Ditadura Militar. Ao analisar protestos de rua, movimentos sociais e organizações de luta armada, faremos uma discussão sobre obras que expressam a resistência e a luta pela democracia.

Aula 04 (29/04) – O Movimento Feminista e a Luta pela Democracia

  • Emergência do movimento feminista durante a ditadura militar
  • Contribuições das mulheres para a resistência e a luta pela democracia
  • Análise das políticas de gênero e dos desafios enfrentados pelas mulheres durante o regime
  • Reflexão sobre a continuidade da luta feminista na contemporaneidade e sua relação com a memória histórica

Em nossa última aula veremos a participação das mulheres na resistência à Ditadura e na luta pela redemocratização. Iremos analisar o papel do movimento feminista na transformação social e política, analisando obras que abordam as questões de gênero e feminismo durante e após o regime militar.

BIBLIOGRAFIA

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