03 de out, 2022

Arte e Sociedade: Utopias e Distopias (gratuito e presencial – USP)

Inscrições

Datas: 03/10 10/10 17/10 24/10 31/10 07/11

Local: USP Maria Antônia (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo)

CRONOGRAMA
Esse curso se divide em dois módulos independentes, que procura refletir e analisar o conceito de Utopia e Distopias, por meio da interpretação de algumas obras narrativas literárias e cinematográficas.

Módulo 01 – Utopias

Aula 01 – Introdução e conceitos

Nessa primeira aula veremos algumas premissas teóricas sobre o conceito de Utopia, a evolução histórica de contar histórias do ponto de vista utópico na arte, e veremos quais serão alguns dos principais exemplos analisados a fundo ao longo do curso.

Aula 02 – Literatura – Como seria uma sociedade perfeita?

Em nossa segunda aula iremos analisar algumas obras literárias utópicas, pensando na contribuição da literatura para o pensamento utópico. Obras analisadas nessa aula
Utopia – Thomas More
Herland, a Terra das Mulheres – Charlotte Perkins Gilman

Aula 03 – Cinema e séries – Comunidades utópicas

Em nossa terceira aula veremos obras cinematográficas utópicas e como a linguagem do cinema aborda essas narrativas.
Obras analisadas nessa aula
Utopia (2019) curta metragem de Kosta Nikas (disponível no Youtube) ● A praia (2000) dirigido por Danny Boyle
Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015) dirigido por Brad Bird

Módulo 02 Distopias

Aula 04 – Introdução e conceitos

Nessa primeira aula veremos algumas premissas teóricas sobre o conceito de Distopia, a evolução histórica de contar histórias do ponto de vista distópico na arte.

Aula 05 – Literatura – Censura, patriarcado e totalitarismo

Em nossa segunda aula iremos analisar algumas obras literárias distópicas, pensando na contribuição da literatura para o pensamento utópico. Obras analisadas nessa aula
O homem do Castelo Alto – Philip K. Dick
O Conto da Aia – Margaret Atwood
Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Aula 06 – Cinema e séries – A sociedade do espetáculo, tecnologia e violência

Em nossa terceira aula veremos obras cinematográficas distópicas e como a linguagem do cinema e do audiovisual aborda esses temas.
Obras analisadas nessa aula
Ensaio sobre a Cegueira (2008) dirigido por Fernando Meirelles ● Black Mirror (episódios – White Bear e Nosedive) criado por Charlie Brooker
Laranja Mecânica (1972) dirigido por Stanley Kubrick

BIBLIOGRAFIA

Obras literárias
MORE, Thomas. A Utopia. São Paulo: Edipro, 2014.
GILMAN, Charlotte Perkins. Herland: A Terra das Mulheres. São Paulo: Via Leitura, 2018.
DICK, Philip K. O Homem do Castelo Alto. São Paulo: Editora Aleph, 2019. ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2012.

Filmografia
NIKAS, Kosta. Utopia. Screenlight Pictures, Buff Dubs, 2019.
BOYLE, Danny. A praia. Figment Films, 2000.
BIRD, Brad. Tomorrowland. Walt Disney Pictures, A113, Babieka, 2015. MEIRELLES, Fernando. Ensaio sobre a cegueira. Rhombus Media, O2 Filmes, Bee Vine Pictures, 2008.
BROOKER, Charlie. Black Mirror. Zeppotron, Channel 4 Television Corporation, Babieka, 2019.
KUBRICK, Stanley. Laranja Mecânica. Warner Bros., Polaris Productions, Hawk Films, 1978.

Obras teóricas
BERGAN, Ronald. Guia Ilustrado Zahar De Cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007. CLAEYS, Gregory. The Cambridge Companion to Utopian Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
_______. The Utopia Reader, Second Edition. Nova York: NYU Press, 2017. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
________. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FILHO, Domício Proença. A Linguagem Literária. São Paulo: Saraiva Didático, 2006.
PLATÃO, A República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian, 2001.
SIJLL, Jennifer Van. Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância -a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.