22 de ago, 2024

Oficina literária – uma leitura de Maus

Inscrições

Horário síncrono: 19:30h – 21:30h (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 22/08, 29/08 e 05/09

Gravação disponível até: 06/10 e 31/12

Aula 01 (22/08) – Metamaus: criação e produção

MetaMaus é uma análise detalhada e expansiva da graphic novel Maus de Art Spiegelman, que narra a sobrevivência de seu pai, Vladek Spiegelman, durante o Holocausto. O livro, lançado posteriormente, oferece uma visão profunda do processo criativo e das motivações de Spiegelman ao criar sua obra-prima. MetaMaus combina entrevistas, esboços, notas de rodapé, e uma vasta gama de material de arquivo para revelar a complexidade e a profundidade da obra original. Sendo assim, nossa primeira aula propõe uma exporação sobre o processo criativo, os contextos históricos e pessoais, e a relevância cultural da obra através da perscpetiva dos baastidores, proporcionada pelo MetaMaus.

Aula 02 (29/08) –  Meu Pai Sangra História

Em nossa segunda aula, exploraremos o contexto histórico crucial que serve como pano de fundo para a graphic novel Maus. Aprofundaremos nossa compreensão do Holocausto, analisando os eventos que o cercaram e seu significado na história mundial. Além disso, vamos examinar as personagens-chave deste quadrinho. Ao final desta aula, os participantes terão adquirido uma visão sólida do contexto em que a história se desenrola e estarão familiarizados com as figuras centrais que moldam a narrativa.

Aula 03 (05/09) – E aqui meus problemas começaram  

Na terceira e última aula, mergulharemos profundamente no desfecho da Segunda Guerra Mundial e nas vidas dos sobreviventes desse período histórico turbulento. Além disso, exploraremos os símbolos cuidadosamente entrelaçados na obra e discutiremos sua relevância e impacto na história. Essa análise nos permitirá compreender melhor a mensagem central do livro, seus temas subjacentes e as reflexões profundas que oferece aos leitores. Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão mais profunda da riqueza narrativa da graphic novel e sua relevância no contexto do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial.

Bibliografia

ADORNO, T. W.. Mínima Moralia: Reflexões a partir da vida danificada. Editora Ática, 1986
AGAMBEN, G.  O que resta de Auschwitz: O arquivo e o testemunho (Homo Sacer, III). Boitempo Editoria, 2007
ARENDT, H. (2007). Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
__________. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
__________. Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, o Breve Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LEVI, P. . É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NASI, C., & Iasi, M. O que é o Holocausto? Uma abordagem marxista. São Paulo, Expressão Popular, 2019.
POSTEMA, Barbara & ROSA, Gisele. Estrutura narrativa nos quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2018.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.