04 de out, 2022

Arte e Democracia – como compreender o mundo no século 21

Inscrições via e-mail

INSCRIÇÕES VIA PIX – envie um e-mail para cursolivre.literatura@gmail.com para maiores informações

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 27/09 04/10 11/10 18/10 25/10

Gravação disponível até: 25/11

Via Google Meet

Emitimos certificado na categoria de curso livre

O objetivo desse curso é refletir sobre maneiras de identificar o posicionamento político da arte e da mídia em tempos de crise. Para isso, iremos pensar a mídia como quarto poder e analisar o conceito de imparcialidade. Assim, iremos discutir como a arte pode nos ajudar a refletir e interferir na realidade política, social, econômica e cultural, de uma forma que seja possível entender o mundo contemporâneo e discernir o posicionamento político de objetos culturais.

Sobre os professores

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), Historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como embaixador de pós-graduação na University of Sussex, e pesquisa elementos da história e filosofia do século XX, baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

_______________________________

CRONOGRAMA

Aula 01 (27/09) – Ditadura e redemocratização
Em nossa primeira aula veremos um panorama histórico do final do século 20, pensando a questão da ditadura militar no Brasil e o processo de redemocratização como um preâmbulo para alguns acontecimentos contemporâneos da crise econômica e política no país. Para isso iremos analisar trechos de obras literárias, músicas e manchetes de jornal para refletir sobre a censura.

Algumas obras analisadas
Livro – Não verás país nenhum – Ignácio Loyola Brandão
Mídia – Manchetes de jornal durante a ditadura
Músicas de resistência na ditadura militar, o teatro do oprimido de Augusto Boal.

Aula 02 (04/10) – O século XXI e a crise de 2008
Em nossa segunda aula iremos refletir sobre a crise econômica de 2008 e veremos a importância dos movimentos sociais e artísticos que surgem espontaneamente, como o movimento Occupy Wall Street nos Estados Unidos. Veremos o papel da mídia como um local de poder e de controle discursivo.

Algumas obras analisadas
Documentário – Capitalism, a love story – Michael Moore
Representação midiática nos EUA e no Brasil

Aula 03 (11/10) – Os protestos de 2013 e o golpe de 2016
Em nosso terceiro encontro iremos analisar o contraste entre os protestos de 2013 no Brasil e a mudança política trazida pelo Golpe de 2016. Veremos os impactos desse panorama através da literatura e da análise discursiva de notícias, lemas políticos e pôsteres de protesto.

Algumas obras analisadas
Peça – Rainha Lira – Roberto Schwarz
Análise de dizeres governamentais: Brasil, um país de todos (Lula e Dilma) vs. Ordem e Progresso – uma ponte para o futuro (Michel Temer)

Aula 04 (18/10) – As eleições de 2018 e o governo Bolsonaro
Em nossa quarta aula vamos refletir sobre os desdobramentos da eleição de 2018 e o governo de Bolsonaro, analisando principalmente a guinada ideológica para a extrema direita. Para isso vamos analisar lemas do governo, manchetes de jornal e músicas que comentam criticamente o panorama brasileiro.

Algumas obras analisadas
Machetes e dizeres governamentais, tal como Brasil acima de tudo, Deus acima de todos (Bolsonaro)
Música – Emicida – AmarElo e Don L. – Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2

Aula 05 (25/10) – O mundo contemporâneo: extrema direita, movimentos sociais e resistência
Em nossa última aula faremos um panorama global, conectando os fatores que envolvem a a queda de Trump e o Black Lives Matter e o contexto brasileiro, pensando como os movimentos sociais e de resistência trazem obras artísticas potentes e capazes de mudar a realidade social.

Algumas obras analisadas
Manchetes da CNN e BBC
Black Lives Matter – artistas, conjunto de ideias, protestos
Música – Hip hop e rap norte americano e a apresentação do SuperBowl 2022

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com