13 de jun, 2024

Como interpretar História e Literatura – módulo 02 “O narrador” de W. Benjamin

inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 13/06, 20/06, 27/06 e 04/07 

Gravação disponível até: 04/08 e 04/10 (Assinatura da Livre)

Valor (04 aulas): R$200

Via Google Meet

Emitimos certificado na categoria de curso livre

O objetivo deste curso é proporcionar uma leitura detalhada e crítica de “O Narrador” de Walter Benjamin, mas também permite aos estudantes conectar conceitos literários com contextos históricos e sociais, utilizando as obras literárias mencionadas por Benjamin como estudos de caso para ilustrar os pontos centrais do ensaio.

SOBRE OS PROFESSORES

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), Historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, embaixador de pós-graduação na University of Sussex, e pesquisa elementos da história e filosofia do século XX, baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

CRONOGRAMA

Aula 01 (13/06) – A Arte de Narrar e a Experiência Humana
Em nossa primeira aula, exploraremos o contexto de produção do ensaio “O Narrador” de Walter Benjamin, destacando como ele vincula a arte de narrar à transmissão de saberes e tradições. Abordaremos as definições de experiência e vivência propostas por Benjamin, discutindo sua relevância para a narração. Analisaremos “As Viagens de Gulliver” de Jonathan Swift e “Morte em Veneza” de Thomas Mann para ilustrar como esses conceitos se manifestam na literatura.

Aula 02 (20/06) – Desaparecimento do Narrador na Modernidade
Na segunda aula, investigaremos o impacto da modernidade sobre a tradição oral e a figura do narrador, conforme discutido por Benjamin. Examinaremos as tensões entre a forma narrativa e a novela moderna, refletindo sobre o papel do narrador tanto na literatura contemporânea quanto na historiografia. Obras como “As Aventuras de Simplicius Simplicissimus” de Hans Jakob Christoffel von Grimmelshausen serão utilizadas para exemplificar a transição narrativa que Benjamin descreve.

Aula 03 (27/06) – O Narrador, Memória e História
Em nossa terceira aula, falaremos sobre a relação entre memória, história e narração. Discutiremos a importância da memória coletiva e pessoal na construção de narrativas, além de questionar quem tem o direito de narrar eventos históricos. Utilizaremos “Educação Sentimental” de Gustave Flaubert, entre outras obras, para analisar como esses temas são tratados na literatura.

Aula 04 (04/07) – Reflexões sobre a Obra e Legado de Walter Benjamin
Na última aula, refletiremos sobre o legado de Walter Benjamin e a relevância de suas ideias na atualidade. Veremos como o ensaio “O Narrador” influencia os estudos literários e históricos contemporâneos, discutindo a função social do narrador e sua aplicabilidade nos dias de hoje. A análise comparativa das obras discutidas ao longo do curso servirá para consolidar o entendimento dos participantes sobre as ideias de Benjamin.

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com