13 de nov, 2024

Como interpretar História e Literatura – módulo 04 – “A teoria do romance”

inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 13, 20, 27 de novembro e 04 de dezembro

Gravação disponível até: 31/12

Valor (04 aulas): R$250

Via Google Meet

Emitimos certificado na categoria de curso livre

Este curso oferece uma análise crítica e profunda de A Teoria do Romance de Georg Lukács, explorando como o romance, enquanto forma literária, reflete e responde às transformações históricas e sociais. Serão discutidos aspectos fundamentais do romance como gênero, suas raízes no épico e a crise moderna da forma romanesca. Além disso, o curso faz uma relação entre literatura e história, utilizando exemplos de autores como Bertolt Brecht, Lev Tolstói e Charles Dickens para ilustrar os temas centrais.

SOBRE OS PROFESSORES

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), Historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, embaixador de pós-graduação na University of Sussex, e pesquisa elementos da história e filosofia do século XX, baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

CRONOGRAMA

Aula 01 (13/11) – A Forma Romancesca e o Mundo Moderno 

Introdução ao contexto de produção da obra A Teoria do Romance. A discussão inicial abordará a relação entre a ascensão da forma romanesca e o desenvolvimento da sociedade moderna. Exploraremos a distinção feita por Lukács entre a totalidade perdida do épico e a busca por sentido do romance. Exemplos de Guerra e Paz de Tolstói e O conto de duas cidades de Dickens ilustrarão como o romance reflete a fragmentação social.

Aula 02 (20/11) – O Romance como Reflexo da Crise da Totalidade  

Nesta aula, abordaremos a crise da totalidade no mundo moderno, discutida por Lukács, e como o romance expressa essa perda. Serão analisadas as mudanças na estrutura social que afetaram a forma romanesca que retratam as consequências do capitalismo industrial.

Aula 03 (27/11) – Brecht e o Distanciamento: Crítica à Narrativa Burguesa  

Nesta sessão, discutiremos o teatro épico de Brecht como uma resposta à narrativa burguesa do romance. Focaremos no conceito de distanciamento e como ele subverte as convenções do romance clássico. Analisaremos A Vida de Galileu e como Brecht utiliza o teatro para criticar os processos históricos e sociais, em contraste com as formas tradicionais de romance.

Aula 04 (04/12) – O Legado de Lukács e a Atualidade do Romance

A última aula será uma reflexão sobre a relevância contemporânea de A Teoria do Romance. Discutiremos como as ideias de Lukács influenciam os estudos literários e históricos atuais. A análise comparativa das obras de Brecht, Tolstói e Dickens consolidará o entendimento dos participantes sobre a relação entre romance e história, destacando as formas como a literatura pode oferecer uma crítica ao mundo moderno.

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com