
Horário síncrono: 19h30 – 21h30
Datas das aulas: 9, 16, 23 e 30 de setembro
Gravação disponível até: 30/10
Valor: R$160
Emitimos certificado na categoria de curso livre
Um curso em quatro encontros para explorar as grandes questões que movem os escritores e leitores do século XXI. Vamos entender como a literatura de hoje serve de espelho, refúgio e ferramenta para decifrar um mundo em constante transformação.
CRONOGRAMA
Aula 1 (09/09): Escrever para existir: a literatura do eu e a busca por um lugar no mundo
Nunca se escreveu tanto a partir da própria vida. A autoficção, que mistura memória pessoal e invenção, tornou-se a forma dominante do nosso tempo. Nesta aula, vamos investigar por que o “eu” virou o grande protagonista. Analisaremos como alguns escritores e escritoras usam suas histórias, seja de superação, de vergonha de classe, de pertencimento ou de fuga, não como um simples desabafo, mas como uma poderosa ferramenta para entender a si mesmo e o mundo.
Aula 2 (16/09): Sobrevivendo ao futuro: trabalho, afeto e identidade no século XXI
A vida adulta parece cada vez mais um roteiro em aberto, marcado pela instabilidade no trabalho, pela ansiedade e por novas formas de se relacionar. A literatura contemporânea é um sismógrafo preciso dessas inquietações. Nesta segunda aula vamos explorar como os romances atuais capturam a sensação de precariedade, a dificuldade de comunicação na era digital e a busca por conexões genuínas em um mundo que nos incentiva ao isolamento.
Aula 3 (23/09): A pele da memória: o corpo como palco do trauma e da transformação
Se antes o corpo era apenas o “endereço” dos personagens, na literatura recente ele assumiu o papel principal. É no corpo que se inscrevem as marcas do trauma, da violência, do prazer e da resistência. Nesta terceira aula discutiremos obras em que o corpo se torna um campo de batalha e um lugar de metamorfose. Veremos como a escrita pode explorar a dimensão física da existência para falar de temas como identidade de gênero, doença, memória e libertação.
Aula 4 (30/09): Tudo junto e misturado: poesia, fato e ficção na literatura do agora
A realidade do século XXI é complexa, fragmentada e veloz. Por isso, as fronteiras entre os gêneros literários estão cada vez mais fluidas. Nesta última aula veremos o fascinante mundo da literatura híbrida: narrativas que misturam ficção com ensaio, poesia e prosa, reportagem com biografia. É a literatura em modo de expansão, buscando a linguagem perfeita para contar as histórias do nosso tempo.
Bibliografia
Obras Teóricas e de Referência
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: não há alternativa?. Tradução de Cátia Faria e Rodrigo Gonsalves. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
Obras Literárias Citadas (Sugestões de Leitura)
BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Editora Nós, 2017.
CARRARA, Mariana Salomão. Se deus me chamar não vou. São Paulo: Alfaguara, 2023.
ERNAUX, Annie. O lugar. Tradução de Mariluce Pessoa. São Paulo: Fósforo, 2021.
KANG, Han. A vegetariana. Tradução de Jae Hyung Woo. São Paulo: Todavia, 2018.
LABATUT, Benjamín. Quando deixamos de entender o mundo. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Todavia, 2021.
LOUIS, Édouard. O fim de Eddy. Tradução de Paulo Roberto Pires. São Paulo: Tusquets, 2018.
ROONEY, Sally. Pessoas normais. Tradução de Débora Landsberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
TENÓRIO, Jefferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.