11 de set, 2024

A distopia é aqui? ficção especulativa brasileira

inscrições

Horário síncrono: 19:30h – 21:30h (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 11/09, 18/09, 25/09 e 02/10

Gravação disponível até: 02/11 e 31/12 (Clube da Livre) 

Professores: Débora Tavares e Caio Rubini

Emitimos certificado na categoria de curso livre

Este curso visa analisar algumas obras distópicas brasileiras do ponto de vista de temas recorrentes nas narrativas, explorando como essas obras refletem e criticam a sociedade contemporânea. Abordaremos conceitos de teoria literária e de que maneira esses textos podem ser interpretados à luz das questões sociais, políticas e culturais do contexto brasileiro ao longo do século XX e XXI.

CRONOGRAMA

Aula 01: Autoritarismo e estrutura social 

Nesta aula, discutiremos como o autoritarismo é retratado em obras distópicas brasileiras. Analisaremos os mecanismos de controle correlato de regimes ditatoriais, com enfoque nas ferramentas de repressão, violência e censura, de forma a traçar paralelos com a história política recente do Brasil. Além disso, vamos refletir sobre como a realidade do autor ajuda a moldar sua obra distópica, cujo conteúdo e horizonte podem, de certa forma, refletir o próprio cotidiano dentro do texto.

Obra analisada:

“A nova ordem” de Bernardo Kucinski

Aula 02: Patriarcado e Questões de Gênero 

Em nossa segunda aula exploraremos como as obras distópicas brasileiras tratam questões sociais, focando em gênero e patriarcado. Investigaremos as representações de opressão, resistência e as dinâmicas de poder entre os gêneros. Assim, será possível conceber a relação entre as opressões sociais reais e sua emergência, diante da literatura e dos caminhos que ela apresenta.

Obra analisada:

“A extinção das abelhas” de Natalia Borges Polesso

Aula 03: Degradação Ambiental e Escassez de Recursos 

Nesta terceira aula, analisaremos como a degradação ambiental e a escassez de recursos são representadas em narrativas distópicas. Discutiremos os impactos sociais e políticos dessas crises e a relevância dessas obras no contexto contemporâneo. Analisaremos como Loyola Brandão tira elementos de sua própria vida para dar origem a seus personagens, cenários e enredo.

Obra analisada:

“Não verás país nenhum” de Ignácio de Loyola Brandão

Aula 04: Identidade e Crise Social 

Em nossa última aula, o foco se dará nas questões de identidade e na atual crise de humanidade, explorando como as distopias brasileiras refletem a fragmentação e os conflitos dentro da sociedade. Discutiremos temas como identidade de gênero, crise cultural e alienação, a fim de ampliar nossa discussão de forma a compreender a situação emergencial e ajudar a propor saídas para esse momento histórico. 

Obra analisada:

“Tupinilândia” de Samir Machado de Machado   

_________________________________________________________

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com