23 de maio, 2023

Ensaios da crise: Orwell e Fitzgerald pós-1929

Inscrições

Horário síncrono: 19h30 – 21h30

Datas das aulas: 09/05, 16/05 e 23/05

Gravação disponível até: 23/06

Via Google Meet

O objetivo desse curso é refletir sobre os desdobramentos da Crise de 1929 em dois contextos e, consequentemente, em dois autores: os Estados Unidos de Scott Fitzgerald e a Inglaterra de George Orwell. Ao longo das aulas vamos analisar textos de diferentes gêneros desses dois autores que comentam e investigam esse complexo panorama sócio-político e econômico.

Sobre as professoras

Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. É como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios, entre eles a introdução “Political Writing into an Art” do livro The Road to Wigan Pier, publicada na Inglaterra pela Flaming Tree Editions, escreveu o posfácio “A esperança vem do plural” de 1984 publicado pela Antofágica

Roberta Fabbri Viscardi é bacharel, mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com estudos sobre romance estadunidense das décadas de 1920 e 1930. É tradutora, professora e pesquisadora de literatura. Atualmente pesquisa a relação entre modernismos literários em língua inglesa e as vanguardas artísticas. Também é coordenadora da Literária Cursos e membra da F. Scott Fitzgerald Society.

CRONOGRAMA

Aula 01 (09/05) – Introdução: as crises de 1929 

Em nossa primeira aula, apresentaremos uma introdução ao contexto histórico da Crise de 1929. Veremos como as consequências do colapso econômico atingiram os Estados Unidos e, em paralelo, como isso reverberou na Inglaterra. A partir de uma linha do tempo, vamos comparar algumas semelhanças e diferenças desses contextos. 

Aula 02 (16/05) – O colapso 

Nessa aula, partiremos de três ensaios escritos por F. Scott Fitzgerald em 1936 para explorar as relações que o autor estabelece entre o colapso econômico, social e pessoal. Buscaremos, através do diálogo com fotografias da época da Grande Depressão e outras obras literárias, ampliar nossa perspectiva acerca desse período da história estadunidense.

Obras: Ensaios The Crack-Up (“O colapso”, “Colando os pedaços” e “Manuseie com cuidado”), trechos do romance Suave é a noite (1934) e de obras literárias de outros autores estadunidenses

Aula 03 (23/05) – À margem da sociedade 

Nessa aula veremos como o autor George Orwell analisa a crise econômica, que atingiu a Inglaterra. Para isso iremos analisar trechos de alguns ensaios do autor da década de 1930. 

Obras: Ensaios Como morrem os pobres, Dentro da Baleia e alguns trechos do livro O Caminho para Wigan Pier

BIBLIOGRAFIA

Obras analisadas no curso 

AGEE, James & EVANS, Walker. Elogiemos os homens ilustres. Trad. Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FITZGERALD, F. Scott. Crack-Up (O Colapso). Trad. Rosaura Eichenberg, Isis Alves e Elsa Childs. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007.

________. Suave é a noite. Trad. Sergio Flaksman.São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2022.

ORWELL, George. Como Morrem os Pobres e Outros Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

________. Dentro da Baleia e Outros Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

________. O Caminho para Wigan Pier. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 

Obras que balizam teoricamente a metodologia desse curso

BENJAMIN, Walter. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

________. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2008.

EAGLETON, Terry. Ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 1991.

ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. 

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, O Breve Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MAZZUCCHELLI, Frederico. Os anos de chumbo: Economia e política internacional no entreguerras. Campinas: Editora da UNESP e Edições FACAMP, 2009.

PIRES, Paulo Roberto (org.). Doze ensaios sobre o ensaio: antologia serrote. São Paulo: IMS, 2018.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.