08 de maio, 2023

Oficina acadêmica – leitura em humanas

Inscrições

Horário síncrono: 19h – 21h

Datas das aulas: 08/05, 15/05 e 22/05

Gravação disponível até: 22/06

Valor: R$100

Via Google Meet

Oferecemos certificado na categoria de curso livre remoto

Esse curso irá analisar algumas técnicas de leitura para textos acadêmicos na área de humanas. Veremos a estrutura básica de escritos acadêmicos, como se aproximar desses textos e como aplicar alguns métodos de leitura, além de propor exercícios práticos em cada aula. Veremos algumas técnicas de escrita e leitura, abordando tópicos relevantes como análise de argumentação e interpretação dentre casos práticos, discutindo maneiras de organizar ideias, sistematizar análises e melhorar a performance do aluno diante das complicadas leituras acadêmicas.

Sobre o professor

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), Historiador e professor de História formado pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, embaixador de pós-graduação na University of Sussex, e pesquisa elementos da história e filosofia do século XX, baseada na Teoria Crítica e Escola de Frankfurt, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

Cronograma

Aula 01 – Introdução e primeiras abordagens 

Na primeira aula veremos algumas estratégias de como abordar um texto acadêmico, organizar as ideias iniciais (prefácio, introdução ao leitor e capítulos iniciais, problema/pergunta básica do texto), e como montar um cronograma de leitura. Pensaremos o gênero textual acadêmico em sua estrutura elementar, e como dar início a esse tipo de análise.

Exercício da semana: como se aproximar um texto acadêmico de forma geral.

Aula 02 – Linguagem acadêmica 

Na nossa segunda aula, veremos a importância que a argumentação possui na composição textual da Academia. Na sequência, veremos algumas questões específicas sobre a linguagem acadêmica e como interpretar o texto de forma talmúdica e paulatina. Por fim, veremos meios de organizar suas ideias durante as leituras, de forma que facilite pausar e retornar ao texto sem perder o conteúdo ou ter que recomeçar a leitura do início.

Exercício da semana: práticas e atividades de leitura. Como analisar um texto acadêmico de forma gradual e aprofundada.

Aula 03 – A leitura enquanto complexidade e Conclusão 

Em nossa última aula veremos os conceitos de Hermenêutica e Exegese dos textos acadêmicos, especialmente os filosóficos, muitas vezes tidos como os mais complexos e difíceis de interpretar. Além disso, pensaremos como a argumentação retórica pode ser aplicada ao texto a fim de questionar e indagar o texto científico, para extrair dele aquilo que o leitor/pesquisar está buscando e questionando dentre aquela leitura.

Exercício final: análise interpretativa e enxuta de um texto filosófico. 

Bibliografia

BOOTH, Wayne (et al). A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005 DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. Brasília: Editora Letras Livres, 2012. 

FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto – Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2003. 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.

KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. – 7ª edição – Campinas, SP: Pontes, 2000.

LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.

PERROTTA, C. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 

PIETRI, E.. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. 

SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

SANTOS, A.R. Metodologia do Trabalho Científico – A Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. 

SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000.