Modalidade Assíncrona
Gravações disponíveis durante: 06/04 e 27/05
Horário síncrono (horário de Brasília): 19h30 – 21h30
Datas das aulas síncronas: 06/04 13/04 20/04 27/04
Gravação disponível até: 27/05
Esse curso oferece estratégias acadêmicas para que o aluno escreva e formule seu próprio projeto de pesquisa desde o início. Essas estratégias também contemplam quem já começou a escrever seu projeto. Níveis acadêmicos de projeto que podem ser desenvolvidos com auxílio do curso: iniciação científica, TCC, monografia, mestrado, doutorado. As aulas visam identificar e explicar os elementos de um projeto de pesquisa (como elaborar uma hipótese, justificativa, cronograma, etc.), assim como linhas de pesquisa específicas das ciências humanas.
Esse curso possui duas modalidades
• Assíncrona, com acesso às gravações e parte expositiva da aula, sem emissão de certificado.
• Síncrona, com aulas ao vivo, acesso à gravação, discussão dos projetos dos alunos e com emissão de certificado.
Para cada aula faremos exercícios práticos de escrita sobre algumas etapas do projeto (delimitação de tema, pergunta de pesquisa, etc.), que será compartilhado via Google Classroom e discutido nas aulas síncronas.
SOBRE A PROFESSORA
Débora Tavares – É mestre e doutora em letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura, sociedade e pesquisa acadêmica. Autora de ensaios na área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição do 1984 publicado pela editora Antofágica.
CRONOGRAMA
Aula 01 Elementos anteriores à escrita do projeto (edital, universidade, etc.). Tema da aula: como formular uma pergunta de pesquisa.
Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar perguntas de pesquisa para o tema do projeto.
Aula 02 Discussão do exercício sobre pergunta de pesquisa. Tema da aula: como elaborar objetivos e justificativa do projeto.
Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar objetivos (gerais e específicos) e a justificativa do projeto.
Aula 03 Discussão do exercício sobre objetivo e justificativa. Tema da aula: formulando uma hipótese e embasando os pressupostos teóricos.
Exercício da semana (aulas síncronas) – elaborar ao menos 1 hipótese e elencar os teóricos que irão embasar teoricamente o projeto de pesquisa.
Aula 04 Discussão do exercício sobre hipótese e pressupostos teóricos. Tema da aula: metodologias de pesquisa em ciências humanas, tipos de cronograma e algumas questões sobre as normas ABNT. Encerramento do curso e discussão final.
_____________________________
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail cursolivre.literatura@gmail.com